facebook  

  linkedin  

  youtube  

 

Portuguese English Romanian
BE FIRST®

BE FIRST®

  BE FIRST®   Na GLOBAL CHANGE® Fluxphera, acreditamos que o desenvolvimento das  competências e a gestão da aprendizagem individual / coletiva...

Gestão de competências

Gestão de competências

  Gestão com base em Competências e Talentos   A "Gestão do Capital Humano com Foco nas Competências" é um processo de Aprendizagem...

Estratégia

Estratégia

  Estratégia     As empresas inovadoras não são apenas aquelas que estão invulgarmente qualificadas para produzir novos produtos comercialmente...

CompetencyCore 5®

CompetencyCore 5®

 CompetencyCore5   Em parceria com a HRSG (Canadá), detentora de mais de 25 anos de experiência em modelos de gestão de competências, integrada...

Tecnologia

Tecnologia

 Ferramentas de Consultoria

  • BE FIRST®

    BE FIRST®

  • Gestão de competências

    Gestão de competências

  • Estratégia

    Estratégia

  • CompetencyCore 5®

    CompetencyCore 5®

  • Tecnologia

    Tecnologia

Com experiência de duas décadas no desenvolvimento de estudos e estratégias de desenvolvimento, a equipa da GLOBAL CHANGE® Fluxphera ajuda a acelerar a competitividade das regiões, clusters e sectores apoiando entidades governamentais, regionais, locais e sectoriais na criação, implementação e avaliação de estratégias inovadoras de desenvolvimento regional e sectorial.

 

 

As políticas de desenvolvimento regional sofreram grandes alterações nas duas últimas décadas tendo emergido um novo paradigma de desenvolvimento regional referido por muitos como o “paradigma de rede ou associacional”. As regiões tornaram-se o centro da aprendizagem e da criação do conhecimento. As novas políticas regionais desenvolvem-se agora em contextos em que a atenção se centra sobretudo na inovação e nas redes de cooperação entre empresas como elementos fortes que devem integrar as acções a empreender pela administração local e suportadas por todas as instituições aí existentes.


A aprendizagem e reflexão institucional devem também contribuir para o que o sector público local ou regional adquira uma capacidade de inovação estratégica.  As autoridades regionais e locais devem assumir-se como um elemento essencial na construção de racionalidades e no condicionamento de comportamentos de cooperação, ajudando outros a ajudar-se na criação de significados, na construção de capacidade para agir e no suporte à construção de redes através das quais os agentes económicos e sociais podem colaborar em benefício comum.


Nas actividades desenvolvidas pela equipa de GLOBAL CHANGE® Fluxphera destaca-se a experiência no desenvolvimento de estudos estratégicos, mas também no desenho e apoio à implementação de:

 

  • Acções para compreender e comparar as economias regionais, identificando os clusters; identificando e modelando as relações sistémicas; fazendo comparações com as principais regiões concorrentes.

 

  • Acções para o compromisso através da identificação e criação de associações de cluster; formaliazando canais de comunicação e promovendo a cooperação entre as empresas.

 

  • Acções para organizar e prestar serviços, organizando e disseminando informação por cluster; estabelecendo pontos de ligação entre os clusters; criando equipas de apoio inter-clusters; criar pontos de contacto dos clusters a nível do poder local; facilitando a comunicação externa.

 

  • Acções para desenvolver os recursos humanos através do desenvolvimento de programas para a qualificação das pessoas; usando os clusters como um contexto para a aprendizagem; estabelecendo centros de competência por cluster; criando parcerias entre instituições de educação e formação e os clusters; promovendo alianças.

 

  • Acções para estimular a inovação e o empreendedorismo, investindo na inovação e na criação de novos negócios; apoiando a criação de incubadoras de empresas; encorajando as redes de empreendedores; apoiando a criação de centros tecnológicos de apoio aos clusters.

 

  • Acções de marketing e criação de marca de região ou sector, procurando investimento externo; promovendo os clusters; criando redes de exportação; promovendo os produtos do sector ou região; procurando oportunidades de promoção para a região; alocando recursos e investimento; promovendo projectos de cooperação inter-empresas; promovendo investimento em I&D dos clusters.

 

  • Plataformas tecnológicas de suporte à cooperação entre os diversos actores a nível regional ou do cluster.

 

Para mais informações não hesite em nos contactar através do nosso Formulário .

Partners

                 learning working group