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A sessão de lançamento do livro “Gamification - Transformar a Liderança num Jogo” de João Correia , editado pela Edições Vieira da Silva (http://www.edicoesvieiradasilva.pt/) decorreu no dia 17 de Março às 18:30 horas  na Biblioteca Camões no largo no Calhariz, nº 17, 1º dirt Lisboa. 
 
 
                            
 
 
                          
 
 
O livro procura apresentar a liderança como um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações, realçando sobretudo, o importante papel que esta exerce sobre a motivação humana no trabalho. E como as pessoas são um fator determinante em todas as organizações, sem as quais todos os demais sistemas não fariam sequer sentido, o livro pretende destacar a especial relevância que a motivação adquire na liderança.
 
Um cenário de envolvimento quase natural das pessoas é o de um jogo. Um bom jogo, bem estruturado, tem o poder de cativar os jogadores e de envolvê-los de tal forma que estes não se apercebem do tempo passar, ao mesmo tempo que se divertem.
 
É aqui que surge o conceito de “Gamification” como uma técnica que aplica características e mecânicas de jogos em contextos não lúdicos como a educação, a saúde, as empresas, a colaboração comunitária, entre outros, com a finalidade de cativar, comprometer e motivar pessoas a atingirem determinadas objetivos e a melhorarem resultados.
 
O conceito de “Gamification” faz parte dos jogos de tipo comportamental.
 

Este tipo de jogo pode ser definido como jogos que podem fazer qualquer atividade que facilita o comprometimento do jogador ao aplicar dinâmicas e mecânicas dos jogos a experiências cotidianas.

 
Como liderar com base nos elementos dos jogos?
 
Como utilizar os elementos dos jogos para desenvolver as competências de liderança?

Como motivar as pessoas e as equipas recorrendo aos componentes dos jogos?

 

São as três perguntas que o livro se propõe a responder.

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