Top

Blog

Já não somos só BE FIRST! Venha descobrir o BE LEADER dia 17 de Março.

O livro procura apresentar a liderança como um dos fatores fundamentais para o sucesso das organizações, realçando sobretudo, o importante papel que esta exerce sobre a motivação humana no trabalho. E como as pessoas são um fator determinante em todas as organizações, sem as quais todos os demais sistemas não fariam sequer sentido, o livro pretende destacar a especial relevância que a motivação adquire na liderança.

Um cenário de envolvimento quase natural das pessoas é o de um jogo. Um bom jogo, bem estruturado, tem o poder de cativar os jogadores e de envolvê-los de tal forma que estes não se apercebem do tempo passar, ao mesmo tempo que se divertem.

É aqui que surge o conceito de “Gamification” como uma técnica que aplica características e mecânicas de jogos em contextos não lúdicos como a educação, a saúde, as empresas, a colaboração comunitária, entre outros, com a finalidade de cativar, comprometer e motivar pessoas a atingirem determinadas objetivos e a melhorarem resultados.

O conceito de “Gamification” faz parte dos jogos de tipo comportamental.

Este tipo de jogo pode ser definido como jogos que podem fazer qualquer atividade que facilita o comprometimento do jogador ao aplicar dinâmicas e mecânicas dos jogos a experiências cotidianas.

 

Como liderar com base nos elementos dos jogos?

Como utilizar os elementos dos jogos para desenvolver as competências de liderança?

Como motivar as pessoas e as equipas recorrendo aos componentes dos jogos?

 

São as três perguntas que o livro se propõe a responder.